Mais de 21 toneladas de materiais reciclados

Mais de 21 toneladas de materiais reciclados

Mais de 21 toneladas de materiais reciclados representam o retorno* de 22% do plástico e papel usado em embalagens de produtos Etex nos últimos três anos no Brasil.

Por meio de parcerias externas, a Etex investe recursos para fomentar a reciclagem de materiais em diversas regiões do país, na proporção de suas vendas.

Quanto mais vende em um determinado estado, mais reverte em destinação responsável de materiais pós-consumo, que, em vez de serem enviadas a aterros, são direcionadas à reciclagem.

As parcerias externas coordenam e reportam sobre dados dos impactos positivos deste processo: Ambiental e Social contribuintes nas mais variadas regiões. Todo o serviço realizado conta com rastreamento e certificação, o que traz confiabilidade a todo o processo.

Não necessariamente é o mesmo plástico utilizado das embalagens dos produtos da Etex, mas significa, que um material equivalente recebe destinação ambiental adequada e retorna para centrais de reciclagem, e por sua vez, novos plásticos e papéis para reutilização no mercado. Além de atender a diretrizes legais, a iniciativa promete aumentar ainda mais esses percentuais. O objetivo da Etex é melhorar ainda mais a sua atuação em logística reversa, trazendo resultados com maior impacto ambiental e social.

Onde entra a logística reversa

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) Consumo e produção responsáveis, das Nações Unidas, ao qual a Etex assumiu atendimento e diretrizes alinhadas, estabeleceu metas claras de médio e longos prazos: até 2030, reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso.

Esse objetivo busca promover o uso eficiente de recursos, reduzir o desperdício, gerenciar adequadamente os resíduos e promover a sustentabilidade em todas as etapas da cadeia produtiva. A logística reversa desempenha um papel fundamental na implementação dessa ODS, pois contribui para a redução do descarte inadequado de produtos e materiais, além de incentivar a reciclagem e a reutilização, promovendo uma economia circular e mais sustentável.

Na Etex, além de contribuir para esse objetivo, o tema da logística reversa faz parte, globalmente, de Circularidade, que é um dos cinco pilares de sustentabilidade da corporação.

Redução no uso de plástico

A questão do plástico é um destaque no ambiente fabril da Etex no Brasil. Por meio de ações e medidas realizadas na fábrica de Santa Cruz, nos últimos dois anos os times já conquistaram o resultado de reduzir em 50% o uso de plástico nas embalagens de drywall.

Além de uma considerável redução de custos, essa iniciativa beneficia o meio ambiente. E a ambição da empresa é ir além, alcançar os 100% (ou seja, zero plástico), que será a sua próxima fase. Acompanhe em breve aqui no site.

*Para cumprir as metas de logística reversa de embalagens pós-consumo definidas nacionalmente, empresas adquirem uma quantidade de Certificados de Reciclagem que seja equivalente a pelo menos 22% da massa total de embalagens colocadas no mercado. Essas metas são progressivas e buscam direcionar as empresas a adequarem seus processos a fim de serem alcançadas taxas de reciclagem cada vez mais altas no país.

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg