84% dos resíduos sólidos são destinados a reciclagem, reuso ou triagem

reciclagem-residuos-solidos

Quase 85% dos resíduos sólidos internos gerados em nossas fábricas no Brasil – exceto materiais advindos de produtos das nossas marcas – não vão para aterro sanitário direto; eles são destinados a reciclagem, reuso ou triagem para segregação.

Tudo que é separado em áreas administrativas, de manutenção e operação que não seja produto acabado que “não deu certo”, é elegível para triagem ou já direto para centros de reciclagem.

Entre os materiais que são enviados direto para reciclagem e reuso estão papel, madeira, IBC’s.

O IBC* é uma espécie de container transparente de mil quilos no qual a empresa recebe matéria-prima líquida, como colas por exemplo, como se fosse uma caixa d´água. Esse IBC não vai para o lixo comum, ele é recolhido e devolvido aos fornecedores/ interessados para ser reutilizado.

Já o heterogênio é o conjunto de “lixo misturado” que será segregado nas estações de triagem para redirecionamentos de outros produtos recicláveis ao máximo possível. Tudo pesado, contabilizado e de acordo com a legislação.

Os 16% do lixo que ainda vai para aterro são compostos de materiais orgânicos e a Etex tem ambições de zerar esse montante. Já estão sendo desenhados planos para que esse material possa ser direcionado à compostagem, em propriedades de pequenos produtores rurais. Acompanhe mais novidades em breve aqui no site!

*O termo IBC é a sigla em inglês para Intermediate Bulk Container, que em português significa Recipiente Intermediário para Granel. Um IBC é um tipo de recipiente projetado para armazenar e transportar grandes volumes de materiais líquidos ou granulados. Geralmente sua estrutura é feita de metal ou plástico resistente. O metal mais comum usado é o aço, devido à sua força e durabilidade. O plástico mais utilizado é o polietileno de alta densidade (PEAD), que é resistente a impactos e não é facilmente corroído por produtos químicos.

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg