Redução na intensidade de emissão de CO2

reducao_de_co2

Um dos pilares globais de sustentabilidade da Etex é a descarbonização, que está associada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) Energia Limpa e Acessível.

A companhia tem a missão de, até 2030, reduzir em 35% as emissões de CO2 em todas as suas plantas.

No Brasil, diversos projetos nas fábricas da Etex têm contribuído para melhorar a eficiência no consumo de energia limpa, resultando na redução de emissões.

Comparando 2022 com 2018, a empresa obteve uma redução na intensidade de emissões nas suas fábricas de Santa Cruz (RJ) e Petrolina (PE): -10% nas operações do processo produtivo.

Para avaliar a intensidade de emissão, a empresa utiliza padrões da Etex, incluindo fórmula de cálculo definida para esse KPI específico.

Os projetos responsáveis por esse resultado focam em melhorias em equipamentos e processos para otimizar a eficiência no consumo de energia – como fornos com mais capacidade térmica que retêm mais calor e demandam menos energia, e coberturas que protegem mais a matéria-prima de umidade, o que contribui para reduzir o consumo de energia durante o processo de fabricação.

Somente em 2023, por meio de seis projetos – térmicos, elétricos e troca de equipamentos, entre outros – nas duas plantas, a Etex conseguiu reduzir as emissões em 603 toneladas de CO2.

Reduzir a intensidade de emissões* é um dos principais objetivos das estratégias de mitigação das mudanças climáticas, pois permite que atividades e setores continuem a crescer e se desenvolver, mas com uma menor pegada de carbono.

Ações para reduzir a intensidade de emissões incluem o uso de tecnologias mais limpas, maior eficiência energética, adoção de energias renováveis e mudanças nos padrões de consumo.

Afinal, o planeta agradece, já que a redução das emissões de substâncias degradantes da camada de ozônio* é uma ação crucial para preservar a integridade dessa camada protetora e garantir um ambiente mais saudável e seguro para as gerações presentes e futuras.


1 Intensidade de emissões de CO2 refere-se à quantidade de dióxido de carbono (CO2) emitida por uma atividade, processo, produto ou país em relação a uma unidade específica. É uma métrica importante usada para avaliar e comparar o impacto ambiental de diferentes atividades e setores, bem como para monitorar o progresso na redução das emissões de gases de efeito estufa. A intensidade de emissões é geralmente expressa como uma relação entre as emissões de CO2 e uma unidade específica, como:

Intensidade de emissões por unidade de produção: refere-se à quantidade de CO2 emitida para produzir uma unidade de produto ou serviço. Por exemplo, a intensidade de emissões de CO2 por quilowatt-hora (kWh) de eletricidade gerada.

Intensidade de emissões por unidade de PIB: refere-se à quantidade de CO2 emitida por unidade de produto interno bruto (PIB) gerado. Essa métrica permite comparar a eficiência energética e as emissões de diferentes economias.

Intensidade de emissões por habitante: refere-se à quantidade de CO2 emitida por pessoa em uma determinada região ou país. Isso ajuda a entender a contribuição individual para as emissões de CO2 e identificar áreas onde ações de redução podem ser implementadas.

2 Está chegando o Dia Internacional de Preservação da Camada de Ozônio, celebrado em 16 de setembro – trata-se de uma ocasião crucial para conscientizar a população sobre a importância de proteger a camada de ozônio que envolve a Terra. A camada de ozônio desempenha um papel vital na filtragem dos raios ultravioleta prejudiciais do sol, protegendo a vida no planeta.

Essa data relembra o compromisso global firmado com o Protocolo de Montreal, em 1987, que resultou em esforços significativos para eliminar a produção e o uso de substâncias que degradam o ozônio, como os clorofluorcarbonos (CFCs). Graças a esses esforços, a recuperação gradual da camada de ozônio tem sido observada, demonstrando que a cooperação internacional pode ter um impacto positivo no meio ambiente.

A preservação da camada de ozônio é um lembrete poderoso de como a ação coletiva pode enfrentar desafios ambientais globais. Cada indivíduo desempenha um papel vital ao adotar escolhas conscientes e sustentáveis em relação ao consumo, produção e descarte de produtos químicos. Ao celebrarmos este dia, renovamos nosso compromisso de proteger a camada de ozônio para as gerações presentes e futuras, garantindo um planeta mais saudável e seguro para todos.

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg