Palestras de saúde alcançam cerca de 70% dos colaboradores mensalmente

ods saude e bem estar

Desde 2022, palestras online de saúde alcançam cerca de 70% dos colaboradores mensalmente. O projeto Meu Papo Saúde Etex é liderado e ministrado pela dra. Monique Carvalho, médica da Etex Brasil, com apoio de outras áreas da empresa.

Em 2022, quando o projeto foi implementado, todos os meses os temas foram selecionados de acordo com as “cores” dos meses, respectivamente. Como: “Fevereiro Laranja”, “Maio Vermelho”, “Setembro Amarelo”, “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”. Houve meses, inclusive, em que as cores se repetiram, porém com temas diferentes, e também meses com mais de uma cor e, por consequência, mais temas.

Já em 2023, a dinâmica foi alterada. A dra. Monique dissociou as “cores oficiais” dos meses e incluiu uma nova proposta, que os colaboradores aprovaram. Para cada mês, ela lançou três opções de temas – sempre que possível relacionados ao calendário do Ministério da Saúde – e os próprios colaboradores votaram em quais preferiam aprender mais. O mais votado foi o tema tratado em cada mês.

materia sustentabilidade palestras saude e bem estar 2.jpg

Vídeos ficam disponíveis

Quem não pode assistir à palestra ao vivo, pode acessar depois, quando tiver um tempinho, inclusive aos finais de semana. Os vídeos das palestras ficam por um bom tempo no ar, disponíveis no sistema.

Palestras mais rápidas na fábrica

Como nem todas as pessoas eram alcançadas por meio das palestras do projeto Meu Papo Saúde Etex, a dra. Monique criou o Diálogo de Saúde, em que faz uma palestra menor, quase que uma conversa, de 15 minutos, com os times nas trocas de turnos na própria fábrica.

Na fábrica do Rio de Janeiro, essa atividade é presencial, para diversas turmas. Na fábrica de Pernambuco, a ação é feita a distância. A dra. Monique apresenta por vídeo, ao vivo, e a palestra é transmitida direto para uma sala onde os colaboradores estão na troca de turno.

materia sustentabilidade etex

Troca de informação, conhecimento e experiência

Todas essas iniciativas fortalecem os temas de saúde, trazendo um enriquecimento de informação, conhecimento e potencializando a sua multiplicação, já que os colaboradores podem levar esse conhecimento para os seus familiares e amigos.

Um ponto curioso e que incrementa as iniciativas, é que a dra. Monique, além dos conhecimentos que tem como médica, traz na bagagem uma experiência militar de quase duas décadas. Com isso, ela enriquece sua atividade de palestras com conceitos que são pilares em sua vivência militar, como: disciplina, respeito e resiliência.

“Tenho um retorno muito positivo, tanto dos funcionários quanto dos profissionais terceirizados, é um sucesso total”, diz a médica.

Veja também:

botao-newsletter.jpg

Siga-nos:
facebook.svginstagram.svglinkedin.svgtwitter.svgyoutube.svgpinterest.svg